Palestra “Cidadania: um exercício diário”

A missão institucional do Observatório Social de Itabira é “despertar o interesse da sociedade civil para o exercício do controle social”, por meio de ações de Educação para a Cidadania.

 

Considerando que o controle social é um exercício para o qual os indivíduos precisam ser educados para compreenderem conceitos políticos básicos e que essa temática fundamental ainda não faz parte da base diversificada da rede municipal de educação, o Observatório Social de Itabira criou a palestra “Cidadania: um exercício diário” como um de seus Programas permanentes de atuação.

 

A palestra – que é oferecida a toda a comunidade desde agosto de 2018 –, aborda, em linguagem simples e com exemplos do cotidiano, o significado de política e sua importância em nossas vidas; a Constituição Federal e o poder do povo; a organização política do Brasil (sistema, forma e regime de governo); cidadania (direitos e deveres); função social dos impostos; a corrupção e suas diversas “faces”; e apresenta os resultados do controle social exercido pelo OSBI no município.

De agosto de 2018 a maio de 2021, já foram ministradas 39 palestras para 2.191 pessoas. O público foi variado: alunos(as) dos ensinos fundamental, médio e superior, das redes pública e particular; paroquianos; membros das associações de bairro; alunos(as) dos cursos técnicos do Senac; membros de pastorais sociais; monitoras(es) de entidades de serviço social; pais de alunos(as) da rede pública municipal.

 

Em função da pandemia COVID-19, as palestras passaram a ser ministradas de forma virtual, garantindo a continuidade deste importante trabalho.

Iniciamos em abril de 2021, a convite da Secretaria Municipal de Educação de Itabira, uma série de 12 palestras virtuais para todas(os) as(os) servidoras(es) da rede: professoras(es), coordenadoras(es), especialistas, diretoras(es) e vice-diretoras(es). Observamos, pelos comentários recebidos ao final das palestras já realizadas, a boa aceitação e receptividade das(os) participantes: “leve e pontual”, “esclarecedora”, “produtiva”, “excelente”, “fundamental”, reflexiva”, “didática”, “enriquecedora”, “relevante”, “pertinente”, “clara e objetiva”.

 

Finalizamos a série de palestras para servidores(as) da Educação em 28.05.2021, contemplando 650 participantes.

 

Entendemos que educar politicamente é oferecer aos(às) cidadãos(ãs) as informações sobre o funcionamento das estruturas políticas, para que possam, a partir do poder do conhecimento, exercer seus direitos com autonomia e cumprir seus deveres de forma consciente.

 

Ficou interessado(a) em solicitar ou participar de uma palestra? 

Entre em contato e saiba como!

Conheça e apoie o OSB Itabira!


Utilize os botões para acessar nossas redes sociais.


Siga, acompanhe e compartilhe!

ObservatórioSocial do Brasil - Itabira

Observatório Social do Brasil – Itabira

Av Martins da Costa, nº 327 - Loja 111, Bairro Pará - Itabira/MG
CEP: 35900-047
Telefone: (31) 3840-5533 / 9.8799-0466
E-mail: itabira@osbrasil.org.br