Sobre o OSBI

A consciência de que Itabira merece e precisa ser reconhecida como uma boa cidade para todos, mobilizou um grupo de voluntários a se dedicar a um movimento de grande relevância nacional – o Sistema OSB.


E como os olhares comungaram com as transformações nacionais, de um povo que vem aprendendo a lutar pela justiça social, o grupo de apenas seis pessoas cresceu logo, materializando o sonho de criar em Itabira um braço forte do OSB.


Foi assim que em 2016 tiveram início as discussões que resultaram, em janeiro de 2017, na criação de uma comissão que, por sua vez, foi transformada em núcleo municipal com a sigla de OSBI.


Desde então, voluntários acompanham de perto as ações do poder público municipal, caso da Prefeitura e da Câmara, no sentido de contribuir com uma gestão austera, mais eficaz e, acima de tudo, que seja capaz de oferecer à comunidade plenas condições de usufruir dos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal.


O OSBI tem consciência de que o verdadeiro exercício da cidadania consiste em participar ativamente da vida econômica e política, assumindo a cultura e a dinâmica social dos cidadãos como identidade.


Cidadania é viver em sociedade, construindo relações, mudando mentalidades, reivindicando direitos, mas também cumprindo deveres. Ela é a esperança de um futuro melhor, onde o bem comum seja prioridade.


Daí a relevância do Sistema OSB que, através de seus núcleos municipais, observam atentamente o poder público e, dessa forma, ajudam o país a crescer. Com o OSBI tem sido assim também – com essa rica experiência, seus voluntários têm aprendido a sonhar, a trabalhar e a realizar.


E ousam sonhar mais além: que a cultura da cidadania, do interesse pelo pensar e pelo agir coletivamente, passem a fazer parte, urgentemente, de todas as vidas. Junte-se a nós nessa corrente do bem!

ObservatórioSocial do Brasil - Itabira

Observatório Social do Brasil – Itabira

Av Martins da Costa, nº 327 - Loja 111, Bairro Pará - Itabira/MG
CEP: 35900-047
Telefone: (31) 3840-5533 / 9.8799-0466
E-mail: itabira@osbrasil.org.br